sábado, 19 de maio de 2007

Palestra Participante: Cotas para negros - por quê?




Muitos já se perguntaram por que reservar cotas para a entrada de negros na universidade. Não somos todos iguais perante a lei? E os negros? Não se sentiriam inferiorizados diante de tal favorecimento? Existe racismo no Brasil? Estas e outras questões foram trazidas para a palestra do dia 12 de maio de 2007, conduzida por André Damasceno, representante da ONG Educafro - Rio. O evento aconteceu no Colégio Estadual Padre Anchieta, em Santa Cruz da Serra.


O palestrante André traçou um histórico da população afro brasileira, mostrando que o negro foi privado de moradia, propriedade e salário por mais de um século. A mão-de-obra escrava foi substituída pela do estrangeiro que migrava para o Brasil, no século XIX. Após o trabalho escravo, o negro foi excluído da sociedade, completamente desamparado. O resultado foi o empobrecimento desta etnia e o acirramento do preconceito de cor. "O que se procura agora é corrigir parte desta distorção", conforme explicou André.


O palestrante frisou que estas Ações Afirmativas têm tempo limitado:"Essas medidas cessam tão logo se verifica que não são mais necessárias". "Quando as estatísticas mostrarem uma situação mais equilibrada da participação do negro na sociedade, as cotas passam a não mais existir", esclareceu o representante da Educafro.


Ao final os participantes forneceram seus depoimentos, formularam perguntas e expuseram suas opiniões, o que enriqueceu o encontro. Mostrou-se mais uma vez que o povo se interessa por assuntos importantes como este e que gosta de refletir sobre os problemas sociais que o envolvem.


7 comentários:

  1. Gostei da palestra, pois me esclareceu coisas que eu não tiha conhecimento ou tinha uma idéia diferente a respeito deste assunto.
    Gutemberg

    ResponderExcluir
  2. Boa essa iniciativa de vocês criarem o blog do Instituto Natividade. Nós do Campinarte estaremos (como sempre) acompanhando e ajudando na divulgação e também postando os nossos comentários. Podem contar com o nosso apoio sempre que precisarem.

    O endereço do nosso site é www.campinarte.250free.com

    Sucesso e grato pela atenção.

    ResponderExcluir
  3. A palestra apresentada pelo representante da EDUCAFRO, foi de muito valia para uma reflexão sobre a história de nosso povo. o nosso desafio é empreender tarefas, junto a sociedade, no sentido de abraçarmos essa causa.

    Edilberto Sales.
    19 de julho de 2007.

    ResponderExcluir
  4. A informação com reflexão é a base mínima necessária para o exercício da cidadania.
    Com palestras participativas vocês estão ajudando que o passo seguinte seja dado: a participação onde quer que seja o espaço a atuar.
    Parabéns Instituto Natividade!
    Fátima Sales

    ResponderExcluir
  5. Domingo é um excelente dia para você ler o Campinarte.

    Trabalho voltado para Educação Comunitária

    Acesse o site www.campinarte.250free.com

    Leia, anuncie e recomende o nosso site.

    Participe, Colabore!

    Campinarte Dicas e Fatos, um Informativo Digno de Você!

    ResponderExcluir
  6. Quanto mais sabemos sobre o preconceito racial, mais temos vontade de eliminá-lo de vez de nossa sociedade. A palestra foi muito esclarecedora!

    ResponderExcluir
  7. Concordo plenamente com o palestrante André sobre o tema cota para negros. Com certeza eles sentem-se discriminados ao perceberem que estão sendo privilegiados por serem inferiores. Assim como os brancos carentes deverão lutar pela mesma igualdade.

    ResponderExcluir